imagem sem descrição.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano) foi criado em 2008 por meio da Lei Federal nº 11.892, juntamente com outros 37 Institutos Federais, reunindo sob sua Reitoria cinco campi existentes e três que ainda estão em construção, respectivamente: Ceres, Iporá, Urutaí, Morrinhos e Rio Verde; e, em construção os campi de Trindade, Campos Belos e Posse.

Os Institutos Federais são autarquias detentoras de autonomia administrativa, patrimonial, financeira, didático-pedagógica e disciplinar, equiparados às universidades federais. Oferecem educação superior, básica e profissional, pluricurricular e multicampi, especializada em educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino. Atualmente, o IF Goiano atende mais de cinco mil alunos distribuídos em seus cursos de ensino médio e técnicos, graduação na modalidade de bacharelado, licenciatura e tecnologias, além de oferecer cursos de aperfeiçoamento profissional, pós-graduação lato e strictu senso, contabilizando cursos de Especialização, Mestrado Profissional, e Mestrado e Doutorado Acadêmicos.

Mais recentemente o IF Goiano aderiu a Escola Técnica Aberta do Brasil (e-Tec) e passou a ofertar inicialmente, desde 2012, sete Cursos Técnicos na modalidade semipresencial, segundo os pressupostos da Educação a Distância, fundamentando-se nas recentes normativas que hoje embasam o Programa e-Tec da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) do Ministério da Educação (MEC).

Com a forte descentralização dos campi de nosso Instituto de forma estratégica em quase todas as microrregiões geográficas do Estado de Goiás, atingimos já no ano de 2013 mais de 50 municípios que firmaram parceria para abertura de 55 pólos de EaD, com aproximadamente quase 7.000 estudantes matriculados.

É importante destacar que embora estejamos avançando bastante no campo da Educação a Distância facilitando o acesso em locais remotos ou que não possuem oportunidade de formação técnica e superior no Estado de Goiás, nossas metas são ainda maiores que nossos desafios, e atualmente contamos com a implementação de estúdios e a infra-estrutura necessária para contextualizar nossos cursos ao Bioma Cerrado, a cultura Goiana, a cada microrregião e município participante.

Tal interesse vai ao encontro dos objetivos do IF Goiano de contribuir para o desenvolvimento de Goiás, e para tanto visamos nos aproximar e aperfeiçoar cada vez mais as ferramentas de informação e comunicação, inclusive em tempo real, para que a prática seja uma atividade tão presente e ativa no desenvolvimento do educando tal como a teoria.