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Palavra do Diretor

Em nome da Diretoria Sistêmica de Educação a Distância (DSEAD) do Instituto Federal Goiano, quero dar as boas vindas aos alunos dos nossos cursos a distância (EaD). É com grande satisfação que os recebemos em nossa casa, que agora também é a casa de vocês, partilhando dos mesmos direitos e deveres de todos os alunos hoje matriculados em nossos diversos cursos nas diferentes modalidades de ensino.

Tanto no âmbito administrativo quanto no pedagógico, gostaria de esclarecer a vocês, alunos da EaD, como nossos cursos funcionam.  No âmbito administrativo, o IF Goiano é formado atualmente por cinco câmpus distribuídos em diferentes microrregiões do Estado de Goiás - Ceres, Morrinhos, Iporá, Urutaí e Rio Verde. Cada um desses câmpus é responsável por polos em diferentes municípios onde as aulas presenciais são ofertadas, segundo nossa atual metodologia.

De acordo com o Polo escolhido para assistir as aulas presenciais, o aluno será matriculado no câmpus responsável (Figura ao lado), informado pelo Coordenador de Polo, com a atribuição de receber no polo a documentação exigida para matrícula dos alunos aprovados em processo seletivo e encaminhar para regularização do aluno junto a secretaria específica do câmpus do IF Goiano, onde será incorporada às informações acadêmicas do aluno. O Coordenador de Polo poderá informar o câmpus ao qual o polo pertence, existindo em cada um dos câmpus num Núcleo de Educação a Distância, que administra todos os polos sob sua coordenação (veja em nossa Equipe e Contatos).

Nos polos de atividades presenciais está disponibilizada toda a infra-estrutura física e suporte pedagógico para que sejam assistidas as videoaulas, disponibilizados computadores conectados a internet em laboratórios de informática para que alunos sem tais recursos possam realizar suas atividades disponibilizadas on line e desenvolver o auto-estudo,além de esclarecer dúvidas técnicas sobre o uso da plataforma de EaD (Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA), que em nosso caso fizemos a opção pelo Moodle como plataforma de ensino a distância. Ainda pode esclarecer o funcionamento de questões disponibilizadas pelos professores a distância na plataforma referentes a disciplinas de diferentes cursos. Assim, cada curso ofertado em cada polo conta com um Tutor Presencial que é o responsável por solucionar estes problemas e dar suporte operacional na utilização do AVA.

O Tutor Presencial tem não só estas atribuições, como a função de permanecer no polo por pelo menos 20 horas semanais, permitindo o acesso dos estudantes à infra-estrutura do polo bem como atendendo-os nas questões já citadas, e ainda aplicar as provas que são obrigatoriamente presenciais, por força da diretrizes legais que regem a EaD.

Em breve, além das salas destinadas à exibição das videoaulas e do laboratório de informática, com uso supervisionado pelo Tutor Presencial, teremos ainda equipamentos de videoconferência que permitirão aos alunos assistirem aulas ao vivo, via internet, interagindo com os professores do IF Goiano.

É importante apresentar a equipe que dá suporte administrativo, logístico e pedagógico para todos os alunos, cujo diálogo e interação é essencial para o desenvolvimento de uma EaD de qualidade e o aproveitamento otimizado da aprendizagem durante todo o curso, e que estarão mais diretamente ligados a vocês alunos no dia a dia. São eles:

a) Coordenador Regional: administra os polos ligados aos seus câmpus.

b) Coordenador de Polo: gerencia o polo sob sua responsabilidade.

c) Tutor Presencial: apoia ao aluno presencialmente na operação da plataforma,orientação para uso do tempo para estudo e dúvidas básicas; bem como propicia o acesso e utilização da infraestrutura do Polo.

d) Tutor a Distância: apoia,estimula, acompanha e avalia os alunos de seu polo durante todo o curso, solucionando dúvidas sobre os conteúdos das atividades, fomentando o auto-estudo, auxiliando na compreensão do funcionamento do AVA e mediando a relação entre aluno e professor, na medida em que estabelece uma interação entre o ensino e a aprendizagem ao acompanhar turmas específicas.

No AVA, considerado uma sala de aula virtual, são disponibilizadas recursos, atividades, orientações para o auto-estudo, permitindo ainda o acompanhamento dos Tutores a Distância e Professores, Esta relação se dá de forma recíproca, pois tanto o aluno pode procurar o Tutor a Distância, ou mesmo diretamente o Professor da disciplina, para esclarecer dúvidas teóricas que geralmente o Tutor Presencial não domina, como o Tutor a Distância deve estar atento ao desempenho, a assiduidade e a realização das atividades dentro do prazo, como sinais que podem indicar dificuldades de aprendizagem dos alunos sob sua responsabilidade.

O funcionamento dos cursos técnicos a distância é bastante simples, da forma como atualmente está desenhado. A maioria dos cursos tem no mínimo uma videoaula semanal, usualmente no período noturno (19:00 às 22:40 h) no Polo em que o aluno se matriculou. Cada videoaula tem a duração de aproximadamente 3 horas, distribuídas em 1 aula de 3 disciplinas diferentes nesse período, cada uma referente a um capítulo do livro didático de apoio à disciplina, ficando, entretanto, mudanças ou conteúdos complementares a cargo dos professores que ministram a disciplina. Essa autonomia visa o benefícioo dos estudantes, uma vez que aprofunda, atualiza e complementa os conteúdos abordados.

No atual momento, as videoaulas, gravadas antecipadamente em estúdios, bem como os livros didáticos, são frutos de uma cooperação entre o IF Goiano e o IF do Paraná, com exceção do Curso Técnico de Açúcar e Álcool, que possui metodologia e materiais próprios, tendo sido desenvolvido pelo IF Goiano. No entanto, logo as videoaulas e materiais didáticos, bem como as matrizes curriculares serão adaptados  para o nosso contexto socioambiental, econômico, político e cultural, estimulando a participação dos alunos sob uma abordagem bastante dinâmica.

O processo de avaliação do desempenho dos alunos (figura ao lado) é contínuo e cumulativo. As videoaulas representam 30% do curso, enquanto as atividades no AVA representam 70%, mas não consideramos este percentual apenas como a realização das tarefas disponibilizadas no AVA, mas também o auto-estudo, parte essencial da aprendizagem na modalidade da EaD. As tarefas realizadas no AVA somam 40% da nota final, enquanto a prova, obrigatoriamente aplicada de forma presencial no polo por força legal, tem 60% no valor da nota. Também faz parte da avaliação a frequência mínima de 75% nas videoaulas e a participação frequente no AVA. Os alunos contam ainda com uma prova de 2ª Chamada (justificada), uma prova de Recuperação, uma Prova de Dependência e ainda um Atividade Supervisionada pelo Professor da disciplina para se recuperarem de um desempenho negativo junto ao curso.

E por fim, quero deixar um alerta e ao mesmo tempo uma reflexão para aqueles que pensam que a EaD é uma modalidade fácil de se obter um diploma. Pelo contrário, aprender de forma significativa representa identificação do aluno com o curso, comprometimento com as disciplinas, maturidade e organização para chegar a obtenção de seu título. No entanto nossa equipe em todo o Estado de Goiás está engajada no objetivo de diplomar todos os alunos, desde que com o devido merecimento e esforço próprio até o final do curso.

Para que tudo isso fosse possível, não poderia deixar de agradecer aos Prefeitos e Secretarias Municipais de Ensino, bem como a Secretaria Estadual de Educação que cederam parte do espaço em suas escolas para abrigar os Polos de EaD em cada um dos municípios que hoje atendemos. Desta forma, agradeço a todos que estiveram conosco em nosso primeiro ano de EaD, bem como gostaria de contar com aqueles que chegam em 2014 para contribuir e enriquecer mais ainda as experiências e vivências em nossos cursos.

Um excelente ano a todos!

Júlio Cézar Garcia

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